O Estádio do Dragão foi palco do lançamento do projeto “Bairros com Futuro”. Trata-se de uma competição dirigida às crianças e jovens dos bairros municipais que premeia o sucesso escolar, criada pelo Município do Porto, através da Domus Social. “O teu futuro está em jogo” é o desafio lançado às crianças e jovens, inspirado na lógica dos videojogos.
A competição destina-se a estudantes que residam num bairro municipal e frequentem o 2.º ou 3.º ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho. Além das notas, o projeto valoriza a evolução escolar, a assiduidade e o comportamento durante o ano letivo em curso. Os participantes terão de apresentar um projeto ou ideia para melhorar o bairro onde vivem ou outro espaço da cidade.
No final, o Município vai distinguir os três melhores participantes de cada ciclo e de cada uma das sete freguesias abrangidas, num total de 42 prémios individuais. Os primeiros classificados receberão a renovação e decoração integral do quarto e um computador portátil, os segundos um computador portátil e os terceiros classificados, um tablet.
Presentes no evento estiveram o presidente da Câmara, Pedro Duarte, a vereadora da Habitação e da Coesão Social, Gabriela Queiroz, o presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, João Luís Ferreira, o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes Oliveira, a presidente Fundação FC Porto, Maria João Ribeiro, e o capitão da equipa de basquetebol do FC Porto e da seleção nacional, Miguel Queiroz.
Para ajudar a transformar o esforço dos jovens alunos em novas oportunidades, a iniciativa conta com o patrocínio da Sonae Sierra, que assegura os prémios a atribuir aos vencedores. Também a Fundação FC Porto entra em jogo, contribuindo para o lote de surpresas que, ao longo da competição, estão reservadas para os alunos que participarem no projeto.
Fotos: Andreia Merca/CMP




