O Bonfim é uma freguesia da cidade do Porto que conta, atualmente, com 180 anos de existência. A freguesia e paróquia do Bonfim foram criadas a 11 de dezembro de 1841, por decreto governamental assinado por Costa Cabral durante o reinado de D. Maria II. A freguesia constituiu-se, então, por meio de um pequeno território que foi suprimido à freguesia da Sé, ao qual se somou também uma parte do território pertencente às freguesias de Santo Ildefonso e de Campanhã.

O brasão azul com três chaminés da fábrica de prata, com boca de forno na base, com labaredas de vermelho realçadas de ouro. No topo, sete estrelas de oito pontas de ouro. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco com inscrição Freguesia do Bonfim.
As estrelas, em chefe, sete estrelas de oito pontas de ouro, representam as armas dos Cirnes, antigos proprietários do Palácio dos Cirnes, edifício que integra atualmente o património cultural e edificado da freguesia do Bonfim.
As chaminés representam a indústria, principal fonte de rendimento dos antigos habitantes desta freguesia.

Esquartelada de verde e branco, cordões e borlas de prata e verde, haste e laça de ouro.

Circular, com as peças do escudo sem indicação das cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos entre os quais corre a legenda: Junta de Freguesia do Bonfim.
Segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 17:00.
Campo 24 de Agosto, n.º 294
4300-506 Porto
Chamada para rede fixa nacional