História da Freguesia time

História da Freguesia do Bonfim

Bonfim é uma freguesia da cidade do Porto que conta, atualmente, com 180 anos de existência. A freguesia e paróquia do Bonfim foram criadas a 11 de dezembro de 1841, por decreto governamental assinado por Costa Cabral durante o reinado de D. Maria II. A freguesia constituiu-se, então, por meio de um pequeno território que foi suprimido à freguesia da Sé, ao qual se somou também uma parte do território pertencente às freguesias de Santo Ildefonso e de Campanhã.

 
Em meados do século XIX, o Bonfim tornou-se no principal polo industrial da cidade do Porto, no qual predominava a indústria têxtil. Na paisagem destacavam-se as altas chaminés e a movimentação apressada dos operários das fábricas, que pautava o quotidiano da freguesia. De facto, naquele período, o Bonfim assumia-se como um verdadeiro cluster industrial, detendo o maior número de operários e estabelecimentos fabris de que há registo na cidade. A instalação massiva de fábricas nesta parte oriental da cidade do Porto conduziu à multiplicação de uma solução habitacional conhecida como «ilha», que se foi espraiando um pouco por toda a freguesia, mas com maior expressividade em S. Vítor, Gomes Freire e Praça da Alegria.
 
Ao mesmo tempo que proliferavam «ilhas», foram-se erguendo grandes palacetes, construídos com materiais de qualidade e mandados edificar por capitalistas, industriais e grandes comerciantes, muitos deles brasileiros de torna-viagem que enriqueceram em Terras de Vera Cruz. Nestes edifícios encontrávamos espécies exóticas dessa terra longínqua e soluções arquitetónicas inovadoras que marcaram uma época e que ainda hoje podem ser apreciadas. Muitos desses «brasileiros» – como assim eram conhecidos – investiram largas somas de dinheiro na freguesia, não só nas suas habitações, mas também nas fábricas de tecelagem e cerâmica e em melhoramentos infraestruturais. 
 
Mais recentemente, as fábricas de outros tempos deixaram de laborar e deram lugar a diferentes atividades económicas, tais como o comércio e a restauração, as estruturas vocacionadas ao ensino e à saúde, as instituições bancárias, as pequenas empresas e os serviços, sendo importante não esquecer o turismo, que age como divulgador e impulsionador da cultura e do património da freguesia do Bonfim.

Timeline da Freguesia do Bonfim

Back in 2001, Baltimore was one gritty city when it came to
highest ethical standards and practices.

1841

A freguesia com, com 180 anos

O Bonfim é uma freguesia da cidade do Porto que conta, atualmente, com 180 anos de existência. A freguesia e paróquia do Bonfim foram criadas a 11 de dezembro de 1841, por decreto governamental assinado por Costa Cabral durante o reinado de D. Maria II. A freguesia constituiu-se, então, por meio de um pequeno território que foi suprimido à freguesia da Sé, ao qual se somou também uma parte do território pertencente às freguesias de Santo Ildefonso e de Campanhã.

1954

First Election Conducted

Low hanging fruit rockstar iPhone channels founders MVP technology monetization customer. Learning curve paradigm shift prototype iPad stock series A financing year partnership supply chain creative product managemen.

1997

Expand the field of activity

Value proposition customer user experience valida MVP seed money. Partnership channels research & development client virality iPhone venture seed money release interaction design competition conducted worldwide.

2018

Becoming a Smart City

Branding network effects interaction design vesting period responsive web design. Leverage incubator twitter gen-z burn rate MVP termsheet holy grail infographic marketing founders learning curve gamification.

Heráldica e Símbolos

Brasão

O brasão azul com três chaminés da fábrica de prata, com boca de forno na base, com labaredas de vermelho realçadas de ouro. No topo, sete estrelas de oito pontas de ouro. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco com inscrição Freguesia do Bonfim.

As estrelas, em chefe, sete estrelas de oito pontas de ouro, representam as armas dos Cirnes, antigos proprietários do Palácio dos Cirnes, edifício que integra atualmente o património cultural e edificado da freguesia do Bonfim.

As chaminés representam a indústria, principal fonte de rendimento dos antigos habitantes desta freguesia.

bandeira_bonfim
Bandeira

Esquartelada de verde e branco, cordões e borlas de prata e verde, haste e laça de ouro.

Logotipo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Selo

Circular, com as peças do escudo sem indicação das cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos entre os quais corre a legenda: Junta de Freguesia do Bonfim.

Segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 17:00.

JF do Bonfim © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por : JFB