Esta quarta-feira teve início, no salão nobre da Junta de Freguesia, a formação “Arquitetura e Sociedade”.
Uma ação oferecida pela Universidade do Porto, criada no seguimento de um protocolo da Faculdade de Arquitectura (FAUP) com os Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal, e em parceria com a empresa municipal Domus Social E.M. e a Fundação Aga Khan Portugal.
Tem como intuito combinar a discussão crítica sobre as dinâmicas de transformação urbana, com a formação em metodologias participativas e um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real.
A primeira sessão contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, João Luís Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa para a comunidade bonfinense. Esta formação tem ocorrido, anualmente, e trabalhado na zona das Fontaínhas, através de processos participativos, para procurar promover a qualificação socioespacial desta zona.
Esta iniciativa é apoiada também por recursos anteriormente mobilizados no âmbito do orçamento colaborativo da Junta de Freguesia e articula-se ainda com o projeto “Cultivar a Proximidade”, baseado na parceria entre os Arquitectos Sem Fronteiras Portugal e a Associação de Pais da Escola da Alegria, e financiado pela DGArtes, para promover a dinamização dos lavadouros das Fontaínhas, através de atividades com crianças.
Fotos: DR


